Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







domingo, 29 de agosto de 2010

Independência do Brasil

Plano de Aula (4º e 5º Ano)

Disciplina: História
Tempo Previsto: 2 h/a
Objetivos:
  • Conhecer como o Brasil conseguiu sua autonomia política;

Metodologia:

  • Leitura e estudo do texto;
  • Correção das atividades;
  • Exibição do filme: Independência do Brasil;

Texto: A Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política . Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa, por defender a liberdade do nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nessa idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia esse ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam o caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nunhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se", sem a aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desorganização social. Durante a viagem , D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando ele estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem dinheiro , D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou mudanças sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Estudo do texto:

1 - Por que a Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da história do Brasil?
R: Porque marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

2 - Por que o dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o Dia do Fico?
R: Por que nesse dia D. Pedro descidiu ficar no Brasil, desobedescendo a ordem de Portugal para deixar a colônia.
3 - Destaque as medidas tomadas por D. Pedro após o Dia do Fico?
R: Convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou também que nenhuma ordem de Portugal entraria em vigor sem sua aprovação.

4 - Quando a Independência do Brasil foi proclamada?
R: No dia 7 de setembro de 1822.

5 - Por que podemos afirmar que não houve mudanças sociais no Brasil após a proclamação da Independência?
R: Porque a estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual.

6 - Marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

( V) Tiradentes morreu porque foi um dos que lutou pela independência do Brasil.

(V) D. Pedro estava próximo ao Riacho do Ipiranga quando proclamou a independência do Brasil.

( F) Os primeiros paízes que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e a Argentina.

(F) O Brasil teve que emprestar dinheiro de Portugal para que sua independência fosse reconhecida.





Filme: Independência ou Morte
Duração: 108 minutos
Direção: Carlos Coimbra

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

9º Batalhão de Engenharia e Combate "Carlos Camisão"

O 9º Batalhão de Engenharia e Combate ( 9º BeCmb), chamado de Batalhão Carlos Camisão é uma unidade do Exército Brasileiro, localizado no município de Aquidauana, no Estado de Mato Grosso do Sul, subordinado ao Comando Militar do Oeste, sediado em Campo Grande. Seu nome histórico é uma homenagem ao coronel Carlos de Morais Camisão, lider da Retirada da Laguna, durante a Guerra do Paraguai.

Criado em 06 de outubro de 1942, organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia e Combate, na cidade do Rio de Janeiro, o 9º Batalhão de Engenharia e Combate logo foi incorporado a Força Expedicionária Brasileira(FEB), para os combates na Segunda Guerra Mundial. Participou com êxito das batalhas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. A construção de uma ponte sobreo rio Arno, na Itália foi a primeira missão bem sucedida da FEB. Também foi responsável pelo que é considerado o maior troféu de guerra conquistado pelo Brasil, uma bandeira alemã apreendida em 1945 na região de Scodogna.

Atualmente, o Batalhão Carlos Camisão continua formando contingentes de reservistas, qualificando homens para o mercado de trabalho e transformando jovens em cidadãos mais equilibrados e produtivos para a sociedade.

Paritcipa ativamente na comunidade local, fazendo-se presente nas atividades esportivas, culturais e principalmente em situações de calamidade , além de prestar serviços de construções para os governos locais. Em algumas situações, participa de campanhas de multivacinações.










Coronel Carlos de Morais Camisão, Patrono do 9º Batalhão de Engenharia e Combate de Aquidauana-MS.





Observação: O quartel do 9º Batalhão de Engenharia e Combate de Aquidauana abriga o Museu Marechal José Machado Lopes, onde está exposta a bandeira nazista, fotos, documentos e ebjetos usados pelos soldados durante a Segunda Guerra Mundial. Leve seus alunos, proporcione a eles uma viagem ao passado de glória dos soldados aquidauanenses. Eles irão adorar!!






segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dia do Soldado (Histórico)

Plano de Aula (4º e 5º Ano)

Disciplina: História (Datas Comemorativas)
Tempo Previsto: 2 h/a
Objetivos:

  • Conhecer a origem do Dia do Soldado;

  • Reconhecer a importância do serviço militar para o país.

Metodologia:

  • Leitura e Estudo do Texto;

  • Pesquisa bibliográfica;

  • Palestra;

  • Excursão;
Texto: O Dia do Soldado
O Dia do Soldado tem por objetivo homenagear o trabalho dos militares brasileiros. É comemorado no dia 25 de agosto em homenagem a Luiz Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Duque de Caxias como era conhecido, lutou e defendeu o Brasil em confrontos internos e externos.
Soldado é a menor graduação da hierarquia militar. A palavra "soldado" tem origem no termo latim "solidarius" - alguém que é pago para servir.
No Brasil o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em uma das Forças Armadas - Marinha, Exército ou Aeronáutica. Na estrutura do governo grasileiro, as Forças Armadas fazem parte do Ministério da Defesa e tem por objetivo defender os direitos constitucionais.
A carreira militar proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor a pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividades em tempo de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio a população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo sua popularidade e não é mais um dia público de festividades, nem mesmo são organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as Forças Armadas Brasileiras são homenageadas no dia 7 de setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Sugestões de Atividades:


1 - Leia e converse com os alunos sobre o texto, em seguida proponha que respondam perguntas sobre o texto lido;

2 - Convide um militar para fazer uma Palestra, falando sobre a rotina no quartel, o serviço militar, a importância dos militares para o país, etc.;

3 - Leve os alunos para visitarem um quartel, depois proponha que elaborem textos e desenhos sobre o que aprenderam durante a visita;

4 - Proponha uma pesquisa bibliográfica sobre as Forças Armadas Brasileiras, depois exponha através de painéis o material produzido pelos alunos;












terça-feira, 17 de agosto de 2010

Folclore do Município de Aquidauana

Plano de Aula (4º e 5º Ano)

Disciplina: História (Datas Comemorativas)
Tempo Previsto: 4 h/a
Objetivos:

  • Conhecer as manifestações folclóricas do município de Aquidauana;

  • Organizar uma exposição sobre o folclore de Aquidauana;

Metodologia:

  • Leitura e estudo do texto;

  • Trabalho em grupo (pesquisa)

  • Confecção de desenhos, artesanatos, textos, cartazes, receitas de pratos típicos e remédios caseiros, etc.;

  • Exposição dos trabalhos e materiais confeccionados;

Texto: O Folclore aquidauanense

A população aquidauanense é fruto de um intensa miscigenação. Sendo assim, podemos afirmar que o folclore do nosso município recebeu influência da cultura vários povos, dentre eles destacamos os paraguaios, os bolívianos, os italianos, 0s portugueses, os japoneses e os árabes. Fomos influenciados também pela cultura de várias regiões brasileiras, em especial o Nordeste e o Sul. Não podemos esquecer também a cultura indígena, herdada dos Terenas.

O folclore aquidauanense pode ser assim caracterizado:

  1. Crendices: o povo aquidauanense é supersticioso, acreditam no azar que o gato preto pode trazer; nos efeitos negativos ao passar debaixo de uma escada; nos efeitos positivos de se usar uma peça cor-de-rosa no primeiro dia do ano; alguns também creem que se forem na noite de São João dar banho no santo e não enchergar sua sombra na água, morrerá naquele ano. As benzedeiras continuam benzendo contra todos os males: "mal olhado", "espinhaço caida", "bucho virado", "sarampo recolhido" e crianças especialmente contra o "quebranto". Elas também receitam variados chás de ervas milagrosas e infusões.

  2. Medicina Popular: o homem da fazenda do peão ao fazendeiro, bem como o homem da cidade do mais humilde ao mais esclarecido, fazem uso de uma variedade de remédios caseiros. No mate quente ou no tereré colocam raminhos de quebra pedra, ótimo para os rins; se abusou da carne gorda e pesou no estômago, nada como umas folhas de boldo; para curar diarréia é bom casca de quina ou paratudo; para acabar com os vermes é bom colocar na cachaça uma raiz de fedegoso, que também serve para estimular o apetite; nó de cachorro é bom para limpar o sangue; para curar a tosse é bom tomar xarope de jatobá; o mel do "jati" ou da "europa" serve até para curar pneumonia. Essa é a chamada farmácia do mato, influência indígena e paraguaia.

  3. Músicas e danças: as músicas e danças em nossa cidade são importadas de outros estados e do Paraguai. São elas: o chote, o vanerão e a rancheira (do Rio Grande do Sul); a polca e a guarânea (do Paraguai); a música sertaneja ou caipira (do sudeste); o forô e o axé ( do nordeste).

  4. Festas: as festa tradicionais do município de Aquidauana, quase todas estão ligadas a religiosidade do povo. Sendo assim temos: Festa de Santo Reis ( 06 de Janeiro) os festeiros fazem um estandarte com fitas coloridas e junto com os violeiros e cantores saem em visita as casas para arrecadar dinheiro para a festa; Festa de São Sebastião (20 de Janeiro), também é feito um estandarte com a imagem do santo e os festeiros visitam as casas arrecadando dinheiro para a festa; Festa Junina (durante todo o mês de Junho) são organizadas por escolas e igrejas católicas(onde são chamadas de quermeces), nessas festas ocorrem apresentações de danças, festivais de prêmios e são comercializadas comidas e bebidas típicas; Festa de São João começa as 23:30 horas com uma procissão até a beira do Rio Aquidauana, onde a imagem do santo é banhada, depois do banho do santo os festeiros participam de uma grande baile. Outras festas também são bastante tradicionais em nossa cidade - a Feira do Peixe; o Dia do Índio (nas aldeias); a Exposição Agropecuária; a Festa de Cosme e Damião; a Festa do Clube do Laço Pantaneiro e a Pantaneta (carnaval fora de época);

  5. Comidas e Bebidas: pratos tipicamente aquidauanenses não existem. O que temos são comidas e bebidas trazidas para cá pelos imigrantes, tais como: churrasco, arroz de carreteiro e chimarrão (gauchos); pucheiro, locro, sopa paragauia, chipa, mate quente e tereré (paraguaios); biju ou tapioca (nordestinos); ri-ri (bolinho de mandioca, cosido enrolado na folha de bananeira - índios terenas). Os doces caseiros feitos com leite, mamão, goiaba, carambola, abóbora, caju, etc. (portugueses).

  6. Artesanato: na casa do Artesão são encontrados objetos entalhados na madeira e em pedra, objetos feitos de palha e cerâmica, bijoterias feitas com sementes e penas de aves (indíos terenas); crochê, bordado, pinturas em tecido e em telas, esculturas de animais do Pantanal, e muitas outras coisas.

  7. Lendas e Mitos: as lendas e os mitos são os mesmos conhecidos em todo o Brasil, tais como: o lobisomem, a mula sem cabeça, o caipora, a mãe d'água e o saci-pererê, que são contadas principalmente pelos idosos e moradores das fazendas.

Sugestões de Atividades:

1 - Proponha que os alunos leiam e conversem sobre o texto, acrescentem tudo aquilo que sabem ou já ouviram falar sobre as manifestações folclóricas de Aquidauana.

2 - Converse com os alunos sobre as outras manifestações folclóricas que não aparecem no texto, tais como: trava-línguas, adivinhações, provérbios, cantigas de rodas, etc.

3 - Proponha que os alunos se dividam em grupos e pesquise sobre uma determinada manifestação foclórica do município.

4 - Organize com os alunos uma exposição de todo o material produzido pelos alunos sobre o folclóre local.

Observação: Essa aula poderá ser transformada em um grande Projeto, onde toda a escola participe. Cada sala ou turma poderá ficar encarregada de pesquisar e preparar um stand sobre uma manifestação folclórica local. Convidar os pais e toda a comunidade local para visitar a exposição. Será uma grande festa!

sábado, 14 de agosto de 2010

Folclore (Histórico)

Plano de Aula (4º e 5º Ano)

Disciplina: História (Datas Comemorativas)
Tempo Previsto: 6 h/a
Objetivos:
  • Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro;
  • Reconhecer as características das manifestações folclóricas;
  • Organizar exposição sobre o folclore brasileiro.

Metodologia:

  • Leitura e estudo do Texto: O que é folclore?;
  • Organizar grupos de estudo;
  • Pesquisar sobre as manifestações folclóricas;
  • Produzir cartazes, textos e materiais para serem expostos.
Texto:O que é Folclore?

A palavra Folclore, segundo o dicionário significa conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções.
A palavra foi criada por William John Thoms, um pesquisador da cultura européia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo chamado "Folk-lore". "Folk" em inglês significa "povo" e "lore", conhecimento . Assim folk + lore (folkclore) quer dizer "conhecimento popular".
Folclore é tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como o conhecimento passado de geração a geração, por meio de lendas, canções, mitos e hábitos (incluindo comidas e festas), utensílios, brincadeiras e enfeites.
Para conhecermos a história de um povo, de um país ou de uma região do país é importante que conheçamos a sua cultura, suas tradições, ou seja o seu folclore.
Para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Para determinar se um acontecimento é foclórico, ele deve apresentar as seguintes características:
  1. Tradicionalidade: vem se transmitindo de geração em geração;
  2. Oralidade: é transmitido pela palavra falada;
  3. Anonimato: não tem autoria;
  4. Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer;

  5. Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato;

  6. Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites;

  7. Espontaneidade: não pode ser oficial nem institucionalizado.
As características de tradicionalidade, oralidade e anonimato não são encontrados em todos os fatos folclóricos como é o caso da literatura de cordel, no Brasil, onde o autor é identificado e a transmissão não é feita oralmente.
No Brasil o folclore recebe influências determinantes dos povos que aqui já habitavam como os índios e como os que vieram depois como os negros e os brancos.
Desde 1965, no Brasil temos um dia oficial para comemorarmos as nossas tradições folclóricas: o dia 22 de agosto é o dia do folclore.
Fazem parte do nosso folclore os mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, advinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias e apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumetal, canções (inclusive as baladas e canções de ninar).
A lista do que é folclore ainda inclui gestos, a maneira de chamar a atenção que usam os vendedores de rua, os símbolos, as receitas de comidas, os motivos dos bordados, alguns tipos de cercas e de casas e até mesmo maneira de chamar e dar comandos aos animais, porque todas essas manifestações são muito próprias de cada cultura e diferem de região para região.
O Brasil é um país muito grande, por isso cada região do país tem sua tradição folclórica. Algumas vezes o que muda é o nome de uma determinada festa, lenda ou outra tradição, outras vezes uma festa é mais tradicional em uma região do que em outra, assim como a comida, a música e a dança.

1º Passo: Ler e comentar o Texto: O que é folclore? com os alunos, propor algumas questões para que os alunos explorem e estude mais o texto.

2º Passo: Propor que os alunos se dividam em grupos. Cada grupo deverá se encarregar de pesquisar e preparar materiais para expor sobre uma determinada manifestação folclórica ( festas, adivinhações, trava-línguas, canções, comidas, lendas, etc.)

3º Passo: Organizar a exposição dos trabalhos produzidos pelos grupos ( desenhos, textos, letras de músicas, receitas de comidas típicas e remédios caseiros, artesanato produzidos pelos alunos, etc)






OBS.: Esse Plano de Aula poderá virar um Projeto da Escola, onde cada turma ou classe se encarregará de pesquisar uma manifestação folclórica e expor o que for produzido pelos alunos. A exposição poderá ser aberta para que a comunidade local visite a escola e participe da exposição. Será uma grande festa!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aprender Tabuada Brincando


Projeto - Gincana da Tabuada

Disciplina: Matemática
Público Alvo: Alunos do 2º ao 6º Ano do Ensino Fundamental
Tempo Previsto: 1 semestre (utilizando 1h/a por semana)
Objetivos:
  • Compreender e memorizar os fatos fundamentais da multiplicação;

Metodologia:

  • Construção da tabuada;

  • Competição com jogos - dados, dominó, memória, etc;

  • Desafios matemáticos;

  • Atividades escritas.

Justificativa:

O ensino da tabuada sempre foi um dos grandes desafios para os professores de Matemática. Crianças de todas as épocas sempre tiveram dificuldades em memorizar os resultados dos chamados fatos fundamentais da multiplicação, popularmente conhecidos como "tabuada de vezes".

No conjunto de críticas ao ensino tradicional, uma recai sobre a mecanização da tabuada. Diversas escolas aboliram a memorização da mesma. Os professores que continuam obrigando seus alunos a decorar a tabuada, são mutas vezes considerados "antiquados" ou "retrógados".

Concordo que devemos condenar a mecanização pura e simples da tabuada. Considero um absurdo exigir que os alunos recitem a tabuada, sem que entendam o significado do que estão dizendo.

Porém, percebemos que sem saber a tabuada "de cor" o aluno apresenta muito mais dificuldade para realizar cálculos e resolver problemas que envolvam multiplicação e divisão.

O Projeto que estamos sugerindo é bastante rico. Propõe que os alunos aprendam a tabuada de forma lúdica, utilizando brincadeiras, jogos e atividades diversificadas.

Cronograma do Projeto:

1ª Etapa: Preparação do Material necessário para a execusão do projeto.

  • Cartões coloridos (para o sorteio das equipes);

  • Caixa contendo a tabuada;

  • Dados em tamanho grande contendo os números de 2 ao 9;

  • Jogos contendo multiplicação (dominó, jogo da memória);

  • Tabela de pontuação para as equipes;

  • Atividades envovendo multiplicação e divisão xerocopiadas;

2ª Etapa:Apresentação do Projeto para os alunos.

  • Explicação de como o projeto irá se desenvolver( eles irão participar de uma gincana, que terá varias provas, todas as provas realizadas terá uma pontuação... esclarecer todas as perguntas que surgirem sobre a gincana da tabuada)

  • Sorteio das Equipes;

  • Estabelecer os combinados(regras);

  • Anunciar a 1ª tarefa (todos deverão construir a tabuada do 2 ao 9 no caderno e estudá-la)

3ª Etapa: Verificar se todos os componentes das equipes realizaram a 1ª tarefa e registrar a pontuação na tabela. O cumprimento da 2ª tarefa será observado durante o desenvolvimento do projeto, porque os alunos terão que estar com a tabuada memorizada para realizar as próximas tarefas que serão apresentadas pelo(a) professor(a).

As etapas seguintes o(a) professor(a) irá apresentando semanalmente tarefas para que os alunos cumpram. Exemplos:

  • Jogos de Dados ( multiplicar os números que aparecerem após lançarem os dados);

  • Dominó de multiplicação;

  • Atividades envolvendo multiplicação;

  • Atividades envolvendo divisão;

  • Corrida da tabuada;

  • Jogo da memória.

OBS.:As competições poderão ser realizadas pelo grupo todo ou se preferir sortear um aluno para que represente o grupo na realização daquela tarefa.

Para finalizar a Gincana, propomos uma Caça ao Tesouro ( pista serão espalhadas pelos pátio da escola e as equipes só terão acesso a elas após a realização de uma multiplicação)

Avaliação: Espera-se que após a realização de todas as etapas do projeto os alunos possam ter menos dificuldades para realizar a atividades envolvendo a multiplicação.





quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Histórico do Município de Aquidauana (2ª Parte)

Plano de Aula (4º Ano)

Disciplina: História
Tempo Previsto: 2 h/a
Objetivo:
  • Conhecer como ocorreu a evolução histórica do município de Aquidauana;

Metodologia:

  • Leitura e estudo do texto;

  • Estudo do vocabulário;

  • Atividades escritas;

  • Correção das atividades.
Texto: A evolução histórica e econômica do município de Aquidauana.

A partir de 1893, quase um ano após a reunião para a fundação do povoado de Aquidauana, foi que as primeiras casas foram construidas no local. Os fundadores se empenharam no sentido de buscar o mínimo de infra-estrutura para possibilitar que os moradores ali permanecessem. A pequena população já instalada no povoado começou a conhecer o progresso urbano.Os seguintes acontecimentos demonstram o rápido crescimento do povoado, na sua fase inicial:

  • A construção da primeira escola pública, em 1894, que teve como primeiro professor Theodoro da Silva Rondon;

  • Em 1895, foi organizado o Destacamento do Exército;

  • Em 1896, foi criada a Agência dos Correios sendo o primeiro agente nomeado o Coronel João de Almeida Castro;

  • Em 1898, foi criado o Distrito Policial, sendo o primeiro subdelegado o Coronel João de Almeida Castro e iniciada a construção da Capela "Nossa Senhora da Conceição";

  • Em 1899, a capela foi elevada a Paróquia de Paz, sendo o primeiro Juiz de Paz o Coronel João de Almeida Castro, também foi inaugurado o Telégrafo Nacional;

  • Em 1905, foi inaugurada a primeira farmácia e livraria;

  • Em 1906, o povoado foi elevado a categoria de Distrito do município de Miranda;

  • Em 1907, o Distrito de Aquidauana passa para a categoria de município, sendo desmembrado de Miranda.
Finalmente em 1911, o município de Aquidauana e elevado a categoria de Comarca, sendo nomeado como primeiro Juiz de Direito o Dr. Manoel Pereira da Silva Coelho. Neste mesmo ano, ocorreu um dos fatos mais importantes para o crescimento do município de Aquidauana: foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que passou a ligar a cidade de Aquidauana a Porto Esperança(Rio Paraguai), e dois anos depois a Campo Grande e a São Paulo.

A chegada da ferrovia não trouxe apenas o progresso econômico, mas possibilitou o intercâmbio cultural entre os municípios vizinhos servidos pela rede ferroviária. Esse fato trouxe novas possibilidades de desenvolvimento para a jovem Aquidauana.

Até 1912, o gado era abatido e sua carne transformada em charque para ser vendida na própria região. Com a instalação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil o gado passou a ser comercializado com os estados de São Paulo e Minas Gerais. Aquidauana passou a ser distribuidora das mercadorias manufaturadas destinadas ao abastecimento das regiões próximas.

Com o aumento do comércio, aumentou consequentemente os recursos financeiros do município e também as possibilidades de enriquecimento - o que atraiu um grande número de pessoas para a região. Em decorrência disso, ocorreu uma melhora significativa da infra-estrutura do município como a criação de serviços médicos, hospitalares, escolares, sociais, entre outros serviços essenciais para melhorar o atendimento da população.

Vinte anos após a fundação do povoado, Aquidauana ja era um município com jurisdição própria, com características definidas e incorporado de maneira definitiva ao processo de ocupação do Pantanal Matogrossence, tornado-se um importante elo de ligação da região, e desta com outros centros do país.

Ao longo do tempo Aquidauana teve grande importância no ainda estado de Mato Grosso, sendo chamada de "Princesa do Sul", por causa de suas belas paisagens e importância econômica para o referido estado.


Sugestões de Atividades:

Estudo do Vocabulário:

1 - Observe as seguintes palavras:
infra-estrutura # desmembrado # comarca

Agora escreva entre os parênteses a frase que traz o significados das palavras acima:

a) Município que possui Poder Judiciário ( comarca)
b) Base material ou econômica de uma sociedade. ( infra-estrutura)
c) Dividido em partes ( desmembrado )

2 - Estas palavras eu não entendi:

a) intercâmbio b) manufaturas c) jurisdição d) incorporado

Agora já descobri o significado:

a) Prestação de serviços ou relações culturais entre países, pessoas ou instituições.
b) Obra feita a mão ou com ajuda de máquinas.
c) Poder atribuido a uma autoridade para fazer cumprir certas leis e punir as que inflija em determinada área.
d) Reunir em uma só.

Estudo do Texto


1 - Vamos construir uma linha do tempo que represente o desenvolvimento do município de Aquidauana:



Linha do Tempo

Anos........................................ Acontecimentos


1893 ......................... As primeiras casas são construidas no povoado.

1894 ......................... Acontece a construção da primeira escola pública.


1895 ......................... Foi organizado o Destacamento do Exército.


1896 ......................... Foi criada a Agência dos Correios.


1898 ......................... Foi criado o Distrito Policial e iniciada a construção da Capela.

1905 ......................... Foi inaugurada a primeira farmácia e livraria.

1906 ......................... O povoado foi elevado a categoria de Distrito de Miranda.

1907 ......................... O Distrito de Aquidauana passa para a categoria de município,

sendo desmembrado de Miranda.

1911 .........................O município de Aquidauana é elevado a categoria de Comarca

e inaugurada a Estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

2 - Complete corretamente as frases, para isso consulte o texto:

a) Theodoro da Silva Rondon foi o primeiro professor do município de Aquidauana.

b) João de Almeida Castro foi o primeiro subdelegado e Juiz de Paz do município de Aquidauana.

c) Inicialmente Aquidauana pertencia ao município de Miranda.

d) Dr. Manoel Pereira da Silva Coelho foi o primeiro Juiz de Direito da Comarca de Aquidauana.

3 - Destaque o fato mais importante para o crescimento do município de Aquidauana.

R: Foi a inauguração da Estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que passou a ligar a cidade de Aquidauana a Porto Esperança(rio Paraguai) e dois anos depois a Campo Grande e a São Paulo.

4 - Por que a chegada da ferrovia foi tão importante para o desenvolvimento econômico de Aquidauana?

R: Com a instalação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil o gado passou a ser comercializado com os estados de São Paulo e Minas Gerais. Aquidauana passou também a ser distribuidora das mercadorias manufaturadas destinadas ao abastecimento das regiões próximas.

5 - Além do desenvolvimento econômico que outros benefícios a chegada da ferrovia trouxe para Aquidauana?

R: Possibilitou o intercâmbio cultural entre os municípios vizinhos.

6 - Com a chegada da ferrovia houve aumento do comércio e dos recursos financeiros. O que isso acarretou para o município de Aquidauana?

R: Atraiu um grande número de pessoas para a região. Em decorrência disso houve uma melhora significativa da infra-estrutura do município como a criação de serviços médicos, hospitalares, escolares, sociais, entre outros.

7 - Como estava Aquidauana 20 anos após a sua fundação?

R: Aquidauana já era um município com jurisdição própria, com características definidas e incorporado de maneira definitiva ao processo de ocupação do Pantanal Matogrossence, tornando-se um importante elo de ligação da região com outros centros do país.

8 - Proponha que os alunos se dividam em grupo e criem uma maquete representando o povoado de Aquidauana no inicio de sua história.




segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Histórico do Município de Aquidauana (1ª Parte)

Plano de Aula(4º Ano)

Disciplina: História
Tempo Previsto: 2h/a
Objetivo:

  • Conhecer como o município de Aquidauana surgiu;

Metodologia:

  • Leitura e estudo do texto;

  • Estudo do vocabulário;

  • Atividades escritas;

  • Correção das atividades.
Texto: A Fundação do Município de Aquidauana

Na época do final da Guerra com o Paraguai(1870), grande parte dos fazendeiros que moravam perto do município de Miranda, passaram a ocupar as terras entre os rios Negro e Aquidauana.
As condições da região eram favoráveis ao desenvolvimento da pecuária e da agricultura de subsistência. Mas, havia o problema das enchentes periódicas dos rios Aquidauana, Negro e afluentes que isolavam os fazendeiros.
Como as enchentes se repetiam constantemente, os fazendeiros decidiram procurar outro local, distante das inundações e com terras férteis para a lavoura de subsistência e pastagem para os animais.
O local escolhido foi uma área as margens do rio Aquidauana. A área foi dividida em lotes que foram vendidos para os fazendeiros que estavam interessados na criação de um novo povoado.
Foi criado um documento "Livro de Talões para a venda de lotes" e na ocasião foram vendidos 51 lotes. Alguns desses compradores se reuniram no dia 15 de agosto de 1892 e fizeram o registro da "Ata de Fundação do povoado de Aquidauana".
A Ata de Fundação do povoado de Aquidauana, é considerado um mais importantes documentos históricos do município. Ficou registrado nesse documento a eleição de uma diretoria composta por cinco fazendeiros escolhidos por aqueles que haviam comprado os lotes.
Entre os cinco fazendeiros que fizeram parte da diretoria estavam: Theodoro da Silva Rondon, Estevão Alves Corrêa, João de Almeida Castro, Manoel Antonio Paes de Barros e Augusto Mascarenhas.
Estes cinco fazendeiros por tradição são considerados os principais fundadores do município de Aquidauana. Porém, devemos considerar que todos os fazendeiros que estavam presentes na reunião e que compraram os primeiros lotes também são fundadores de Aquidauana.
Ainda nessa reunião, ficou decidido que o nome do povoado seria "Aquidauana" em homenagem ao rio que banhava suas terras e também que a padroeira seria Nossa Senhora da Imaculada Conceição, porque em 15 de agosto é comemorado o dia da referida santa.

Sugestão de Atividades:

Estudo do Vocabulário:

1 - Localize o significado das palavras relacionando corretamente:
(A) agricultura de subsistência (E) A área foi dividida em pequenos pedaços de terra.
(B) periódica (B) As enchentes ocorriam quase todos os anos.
(C) afluentes (C) São pequenos rios que desaguam em outros rios.
(D) férteis (D) Terras que produzem com facilidade.
(E) lotes (A) Agricultura que produz para o consumo familiar.

2 - Faça a correspondência:
(A) Ata (D) Santa protetora de um local
(B) tradição (B) Hábitos ou costumes antigos
(C) fundador (A) Registro escrito do ocorrido em reunião, sessão, congresso,etc.
(D) padroeira (C) Pessoa responsável pela criação de um local público.

Conversando sobre o Texto:

1 - Onde viviam os fazendeiros que decidiram criar o povoado de Aquidauana?
R: Terras entre os rios Negro e Aquidauana.

2 - Como era o local onde viviam os fazendeiros que decidiram criar o povoado de Aquidauana?
R: A região era favorável ao desenvolvimento da pecuária e da agricultura de subsistência.

3 - Quais dificuldades eles encontravam?
R: As enchentes

4 - Os fazendeiros decidiram encontrar outro local para viver. Como deveria ser esse local?
R: Distante das inundações e com terras férteis para a lavoura de subsistência e pastagem para os animais.

5 - Onde ficava o local escolhido? E o que fizeram com esse local?
R: Uma área as margens do rio Aquidauana. O local foi dividido em lotes e vendido para os fazendeiros que estavam interessados na criação do novo povoado.

6 - Destaque o nome dos cinco fazendeiros que são considerados os principais fundadores do município de Aquidauana.
R: Theodoro da Silva Rondon, Estevão Alves Corrêa, João de Almeida Castro, Manoel Antonio Paes de Barros e Augusto Mascarenhas.

7 - Quando ocorreu o registro da Ata de Fundação do povoado de Aquidauana?
R: 15 de agosto de 1892

8 - Por que foi escolhido o nome de Aquidauana para o novo povoado?
R: Em homenagem ao rio que banhava as suas terras.

9 - Que santa foi escolhida para ser a padroeira do povoado?
R: Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Proponha que os alunos conheça a "Ata de Fundação do Município de Aquidauana". Você poderá encontrá-la no site www.aquidauana.ms.gov.br




A cidade de Aquidauana é carinhosamente conhecida como a "Princeza do Sul" e também como "Portal do Pantanal". Este ano ela estará completendo 118 anos.

Parabéns Aquidauana, minha cidade querida!

domingo, 1 de agosto de 2010

Origem do Dia dos Pais


Um pouquinho de História...

O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, ha mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu, esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava, sorte , saúde e vida longa para seu pai.

Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, Willian Jackson Smart, um veterano da guerra civil que ficou viuvo e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda.

Pouco tempo depois , a comemoração ja havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972 o então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A idéia partiu do Jornal O Globo do Rio de Janeiro, que passou a incentivar a comemoração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi comemorado no dia 14 de Agosto, dia de São Joaquim, patriarca da família. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Muitos países tem datas especiais para comemorar o Dia dos Pais. Nos Estados Unidos e em mais 26 países o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo do mês de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro e na Russia, no dia 23 de fevereiro.

O importante é que em todas as partes do mundo, há um dia especial, onde os pais são homenageados.











Para Refletir...


Pai de todo jeito

Tem pai que ama,
Tem pai que esquece do amor,
Tem pai que adota,
Tem pai que abandona.
Tem pai que não sabe que é pai,
Tem filho que não sabe do pai.
Tem pai...
Tem pai que dá amor,
Tem pai que dá presente.
Tem pai por amor,
Tem pai por acaso.
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,
Tem pai que não sabe dos problemas do filho.
Tem pai...
Tem pai que ensina,
Tem pai que não tem tempo.
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,
Tem pai que deixa o filho esquecido.
Tem pai de todo jeito.
Tem pai que encaminha o filho.
Tem pai que o deixa no caminho.
Tem pai que assume,
Tem pai que rejeita,
Tem pai que acaricia,
Tem pai que não sabe onde esta o filho
que precisa de carinho.
Tem pai que afaga,
Tem pai que só pensa nos negócios
Tem...
Tem pai de todo jeito.
E você???
Que tipo de pai você é?
Eu quero um pai,
apenas um pai,
que esteja consciente do amor
que tem pra dividir...
Eu quero um pai,
apenas um pai,
que seja AMIGO!
A todos os pais,
um carinhoso abraço!
Deus Pai os abençoe!

Ari Antonio Angelin
Que tal?...
Comemorar o Dia dos Pais na escola é o momento ideal para promover atividades que ajudem a melhorar a relação entre pais e filhos, façam com que as crianças reconheçam as qualidades dos pais e valorizem a figura paterna.

Sugestões:

1 - Recorte e Colagem ou desenho livre sobre o tema Dia dos Pais;
2 - Confecção de cartões ou diplomas para os pais;
3 - Confecção de lembrancinhas (chaveiros, marcadoe de páginas, porta retratos, caderneta de recados, porta trecos, etc.)
4 - Painel com fotos dos pais e frases em homenagem aos pais;
5 - Mural (com textos, poesias, músicas, gravuras sobre o Dia dos pais);
6 - Gincana Esportiva ( com provas onde pais e filhos participem juntos);
7 - Gincana Maluca ( Divididos em equipes os alunos deverão realizar provas do tipo: apresentar o pais mais idoso, mais novo, com maior número de filhos, mais gordo, mais magro, mais alto, mais baixo, que sabe cantar, que toca um instrumento, etc)
"A coisa mais importante que os pais podem ensinar a suas crianças é como ir em frente sem eles" (Frank A. Clark)