Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aprender Tabuada Brincando


Projeto - Gincana da Tabuada

Disciplina: Matemática
Público Alvo: Alunos do 2º ao 6º Ano do Ensino Fundamental
Tempo Previsto: 1 semestre (utilizando 1h/a por semana)
Objetivos:
  • Compreender e memorizar os fatos fundamentais da multiplicação;

Metodologia:

  • Construção da tabuada;

  • Competição com jogos - dados, dominó, memória, etc;

  • Desafios matemáticos;

  • Atividades escritas.

Justificativa:

O ensino da tabuada sempre foi um dos grandes desafios para os professores de Matemática. Crianças de todas as épocas sempre tiveram dificuldades em memorizar os resultados dos chamados fatos fundamentais da multiplicação, popularmente conhecidos como "tabuada de vezes".

No conjunto de críticas ao ensino tradicional, uma recai sobre a mecanização da tabuada. Diversas escolas aboliram a memorização da mesma. Os professores que continuam obrigando seus alunos a decorar a tabuada, são mutas vezes considerados "antiquados" ou "retrógados".

Concordo que devemos condenar a mecanização pura e simples da tabuada. Considero um absurdo exigir que os alunos recitem a tabuada, sem que entendam o significado do que estão dizendo.

Porém, percebemos que sem saber a tabuada "de cor" o aluno apresenta muito mais dificuldade para realizar cálculos e resolver problemas que envolvam multiplicação e divisão.

O Projeto que estamos sugerindo é bastante rico. Propõe que os alunos aprendam a tabuada de forma lúdica, utilizando brincadeiras, jogos e atividades diversificadas.

Cronograma do Projeto:

1ª Etapa: Preparação do Material necessário para a execusão do projeto.

  • Cartões coloridos (para o sorteio das equipes);

  • Caixa contendo a tabuada;

  • Dados em tamanho grande contendo os números de 2 ao 9;

  • Jogos contendo multiplicação (dominó, jogo da memória);

  • Tabela de pontuação para as equipes;

  • Atividades envovendo multiplicação e divisão xerocopiadas;

2ª Etapa:Apresentação do Projeto para os alunos.

  • Explicação de como o projeto irá se desenvolver( eles irão participar de uma gincana, que terá varias provas, todas as provas realizadas terá uma pontuação... esclarecer todas as perguntas que surgirem sobre a gincana da tabuada)

  • Sorteio das Equipes;

  • Estabelecer os combinados(regras);

  • Anunciar a 1ª tarefa (todos deverão construir a tabuada do 2 ao 9 no caderno e estudá-la)

3ª Etapa: Verificar se todos os componentes das equipes realizaram a 1ª tarefa e registrar a pontuação na tabela. O cumprimento da 2ª tarefa será observado durante o desenvolvimento do projeto, porque os alunos terão que estar com a tabuada memorizada para realizar as próximas tarefas que serão apresentadas pelo(a) professor(a).

As etapas seguintes o(a) professor(a) irá apresentando semanalmente tarefas para que os alunos cumpram. Exemplos:

  • Jogos de Dados ( multiplicar os números que aparecerem após lançarem os dados);

  • Dominó de multiplicação;

  • Atividades envolvendo multiplicação;

  • Atividades envolvendo divisão;

  • Corrida da tabuada;

  • Jogo da memória.

OBS.:As competições poderão ser realizadas pelo grupo todo ou se preferir sortear um aluno para que represente o grupo na realização daquela tarefa.

Para finalizar a Gincana, propomos uma Caça ao Tesouro ( pista serão espalhadas pelos pátio da escola e as equipes só terão acesso a elas após a realização de uma multiplicação)

Avaliação: Espera-se que após a realização de todas as etapas do projeto os alunos possam ter menos dificuldades para realizar a atividades envolvendo a multiplicação.





Um comentário:

  1. A ideia do projeto é boa, porém não corresponde com a metodologia considerando que a 1ª tarefa é construir a tabuada do 2 ao 9 e estudar. Se os alunos já estudaram a tabuada de forma mecanicista não houve aprendizagem de forma significativa. Ficou claro que para participar da brincadeira os alunos devem saber a tabuada enquanto que o propósito inicial era aprender a tabuada brincando.
    Vai brincar para aprender a tabuada ou vai aprender a tabuada para brincar?

    ResponderExcluir