Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







domingo, 29 de agosto de 2010

Independência do Brasil

Plano de Aula (4º e 5º Ano)

Disciplina: História
Tempo Previsto: 2 h/a
Objetivos:
  • Conhecer como o Brasil conseguiu sua autonomia política;

Metodologia:

  • Leitura e estudo do texto;
  • Correção das atividades;
  • Exibição do filme: Independência do Brasil;

Texto: A Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política . Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa, por defender a liberdade do nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nessa idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia esse ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam o caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nunhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se", sem a aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desorganização social. Durante a viagem , D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando ele estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem dinheiro , D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou mudanças sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Estudo do texto:

1 - Por que a Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da história do Brasil?
R: Porque marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

2 - Por que o dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o Dia do Fico?
R: Por que nesse dia D. Pedro descidiu ficar no Brasil, desobedescendo a ordem de Portugal para deixar a colônia.
3 - Destaque as medidas tomadas por D. Pedro após o Dia do Fico?
R: Convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou também que nenhuma ordem de Portugal entraria em vigor sem sua aprovação.

4 - Quando a Independência do Brasil foi proclamada?
R: No dia 7 de setembro de 1822.

5 - Por que podemos afirmar que não houve mudanças sociais no Brasil após a proclamação da Independência?
R: Porque a estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual.

6 - Marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

( V) Tiradentes morreu porque foi um dos que lutou pela independência do Brasil.

(V) D. Pedro estava próximo ao Riacho do Ipiranga quando proclamou a independência do Brasil.

( F) Os primeiros paízes que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e a Argentina.

(F) O Brasil teve que emprestar dinheiro de Portugal para que sua independência fosse reconhecida.





Filme: Independência ou Morte
Duração: 108 minutos
Direção: Carlos Coimbra

2 comentários: