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terça-feira, 17 de agosto de 2010

Folclore do Município de Aquidauana

Plano de Aula (4º e 5º Ano)

Disciplina: História (Datas Comemorativas)
Tempo Previsto: 4 h/a
Objetivos:

  • Conhecer as manifestações folclóricas do município de Aquidauana;

  • Organizar uma exposição sobre o folclore de Aquidauana;

Metodologia:

  • Leitura e estudo do texto;

  • Trabalho em grupo (pesquisa)

  • Confecção de desenhos, artesanatos, textos, cartazes, receitas de pratos típicos e remédios caseiros, etc.;

  • Exposição dos trabalhos e materiais confeccionados;

Texto: O Folclore aquidauanense

A população aquidauanense é fruto de um intensa miscigenação. Sendo assim, podemos afirmar que o folclore do nosso município recebeu influência da cultura vários povos, dentre eles destacamos os paraguaios, os bolívianos, os italianos, 0s portugueses, os japoneses e os árabes. Fomos influenciados também pela cultura de várias regiões brasileiras, em especial o Nordeste e o Sul. Não podemos esquecer também a cultura indígena, herdada dos Terenas.

O folclore aquidauanense pode ser assim caracterizado:

  1. Crendices: o povo aquidauanense é supersticioso, acreditam no azar que o gato preto pode trazer; nos efeitos negativos ao passar debaixo de uma escada; nos efeitos positivos de se usar uma peça cor-de-rosa no primeiro dia do ano; alguns também creem que se forem na noite de São João dar banho no santo e não enchergar sua sombra na água, morrerá naquele ano. As benzedeiras continuam benzendo contra todos os males: "mal olhado", "espinhaço caida", "bucho virado", "sarampo recolhido" e crianças especialmente contra o "quebranto". Elas também receitam variados chás de ervas milagrosas e infusões.

  2. Medicina Popular: o homem da fazenda do peão ao fazendeiro, bem como o homem da cidade do mais humilde ao mais esclarecido, fazem uso de uma variedade de remédios caseiros. No mate quente ou no tereré colocam raminhos de quebra pedra, ótimo para os rins; se abusou da carne gorda e pesou no estômago, nada como umas folhas de boldo; para curar diarréia é bom casca de quina ou paratudo; para acabar com os vermes é bom colocar na cachaça uma raiz de fedegoso, que também serve para estimular o apetite; nó de cachorro é bom para limpar o sangue; para curar a tosse é bom tomar xarope de jatobá; o mel do "jati" ou da "europa" serve até para curar pneumonia. Essa é a chamada farmácia do mato, influência indígena e paraguaia.

  3. Músicas e danças: as músicas e danças em nossa cidade são importadas de outros estados e do Paraguai. São elas: o chote, o vanerão e a rancheira (do Rio Grande do Sul); a polca e a guarânea (do Paraguai); a música sertaneja ou caipira (do sudeste); o forô e o axé ( do nordeste).

  4. Festas: as festa tradicionais do município de Aquidauana, quase todas estão ligadas a religiosidade do povo. Sendo assim temos: Festa de Santo Reis ( 06 de Janeiro) os festeiros fazem um estandarte com fitas coloridas e junto com os violeiros e cantores saem em visita as casas para arrecadar dinheiro para a festa; Festa de São Sebastião (20 de Janeiro), também é feito um estandarte com a imagem do santo e os festeiros visitam as casas arrecadando dinheiro para a festa; Festa Junina (durante todo o mês de Junho) são organizadas por escolas e igrejas católicas(onde são chamadas de quermeces), nessas festas ocorrem apresentações de danças, festivais de prêmios e são comercializadas comidas e bebidas típicas; Festa de São João começa as 23:30 horas com uma procissão até a beira do Rio Aquidauana, onde a imagem do santo é banhada, depois do banho do santo os festeiros participam de uma grande baile. Outras festas também são bastante tradicionais em nossa cidade - a Feira do Peixe; o Dia do Índio (nas aldeias); a Exposição Agropecuária; a Festa de Cosme e Damião; a Festa do Clube do Laço Pantaneiro e a Pantaneta (carnaval fora de época);

  5. Comidas e Bebidas: pratos tipicamente aquidauanenses não existem. O que temos são comidas e bebidas trazidas para cá pelos imigrantes, tais como: churrasco, arroz de carreteiro e chimarrão (gauchos); pucheiro, locro, sopa paragauia, chipa, mate quente e tereré (paraguaios); biju ou tapioca (nordestinos); ri-ri (bolinho de mandioca, cosido enrolado na folha de bananeira - índios terenas). Os doces caseiros feitos com leite, mamão, goiaba, carambola, abóbora, caju, etc. (portugueses).

  6. Artesanato: na casa do Artesão são encontrados objetos entalhados na madeira e em pedra, objetos feitos de palha e cerâmica, bijoterias feitas com sementes e penas de aves (indíos terenas); crochê, bordado, pinturas em tecido e em telas, esculturas de animais do Pantanal, e muitas outras coisas.

  7. Lendas e Mitos: as lendas e os mitos são os mesmos conhecidos em todo o Brasil, tais como: o lobisomem, a mula sem cabeça, o caipora, a mãe d'água e o saci-pererê, que são contadas principalmente pelos idosos e moradores das fazendas.

Sugestões de Atividades:

1 - Proponha que os alunos leiam e conversem sobre o texto, acrescentem tudo aquilo que sabem ou já ouviram falar sobre as manifestações folclóricas de Aquidauana.

2 - Converse com os alunos sobre as outras manifestações folclóricas que não aparecem no texto, tais como: trava-línguas, adivinhações, provérbios, cantigas de rodas, etc.

3 - Proponha que os alunos se dividam em grupos e pesquise sobre uma determinada manifestação foclórica do município.

4 - Organize com os alunos uma exposição de todo o material produzido pelos alunos sobre o folclóre local.

Observação: Essa aula poderá ser transformada em um grande Projeto, onde toda a escola participe. Cada sala ou turma poderá ficar encarregada de pesquisar e preparar um stand sobre uma manifestação folclórica local. Convidar os pais e toda a comunidade local para visitar a exposição. Será uma grande festa!

Um comentário:

  1. vc é especial espero que vc continue assim uma super profissional e que continue gostando do que faz. Me sinto orgulhoso de ser seu marido bjs do seu negao e do seu filhote.

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