Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







quinta-feira, 15 de julho de 2010

Chega de Desperdício! (Tema Transversal Ética)

Essa atividade pode ser desenvolvida com alunos do 3º ao 6º Ano do Ensino Fundamental e tem como objetivos:
  • Reconhecer que o desperdício é um gesto de egoismo e de desrespeito a natureza e ao próximo;
  • Identificar as atitudes de desperdício que praticamos todos os dias;
  • Construir um quadro de ações que evitem o desperdício.

1º Passo:

Realizar o Jogo da Vida (antiga Forca) com a palavra tema da Atividade - "Desperdício"

Obs.: O Jogo da Vida utiliza o mesmo prossesso do Jogo da Forca, mas no lugar de desenhar o bonequinho quando a criança erra, desenhamos quando ela acerta, o objetivo continua sendo concluir o desenho do bonequinho. As crianças gostam muito. O desenho pode começar pelos pés ou pela cabeça. A criança que acertar a palavra vai ao quadro e termina o desenho.

2º Passo:

Converse com as crianças sobre o desperdício. Proponha questões como: Usam as borrachas até o fim? E o lápis? E os cadernos? Guardam folhas parcialmente usadas? Que tipo de papel usam para rascunho? Incentive as crianças a pensar ainda sobre as atitudes da escola e aproveite também para refletir sobre: provas, testes, apostilas... são impressas utilizando a frente e o verso das folhas? Luzes são deixadas acesas desnecessáriamente? Torneiras são deixadas abertas ou com defeitos, pingando? Há cuidados para não estragarem materiais, como mesas e cadeiras? Os alunos costumam pichar paredes estragando a pintura?

3º Passo:

Divida as crianças em grupos e distribua aos grupos as questões que foram levantadas anteriormente, escritas em tiras de papel sulfite. Proponha que as crianças discutam em seu grupo a importância do bom aproveitamento dos recursos e materiais e do cuidado com a sua manutenção.

4º Passo:

Apresente para os grupos um quadro feito em cartolina ou papel manilha - Desperdícios x Ações para evitar. Proponha que os grupos completem o quadro e para finalizar socialize com as crianças o resultado da atividade.

Exemplos para serem lembrados :

  • desperdício de água - não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, banhos mais rápidos, não deixar torneiras pingando, não usar a água como vassoura para lavar a calçada;
  • desperdício de comida - não deixar comida no prato, servir apenas o que vai comer ou em pequenas quantidades;
  • desperdício de roupas - não deixar as roupas amarelarem no armário sem uso, doar as roupas que não servem mais ou que não são usadas;
  • desperdício de brinquedos - doar as crianças que não tem brinquedo para que elas possam brincar;
  • desperdício de energia - apagar a luz quando ninguém estiver no ambiente, desligar a TV se ninguém estiver assistindo.
Baseado em Alfabetização sem Segredos
Temas Transversais (Maria Radespiel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário