Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







sábado, 10 de julho de 2010

Os Terenas em Aquidauana.

Com a criação da reserva indígena próxima do atual Distrito de Taunay, fixaram-se ali os índios da nação Terena, formando as aldeias Ipegue e Bananal, que por sua vez, mais tarde formaram as aldeias Lagoinha, Água Branca, Imbirussu e Morrinho.

Uma tribo resolveu se separar e fixou-se nas proximidades da serra de Santa Bárbara, formando a aldeia Limão Verde e, mais tarde a aldeia Corrego seco.


Hoje as aldeias do município de Aquidauana estão assim distribuidas: no Distrito de Taunay as aldeias Ipegue, Bananal, Lagoinha, Água Branca, Imbirussu e Morrinho; próximas da sede do município estão as aldeias Limão Verde e Córrego Seco.


A atual população indígena do município esta em torno de 13 mil (IBGE/2009) indivíduos, distribuidos numa área como cerca de 8 mil hectares.


Essas aldeias estão bem estruturadas, com luz elétrica, água encanada, posto de saúde, escolas de ensino fundamental, algumas com ensino médio e uma linha de ônibus ligando-as com a cidade de Aquidauana.


São índios agricultores, cujos produtos são negociados em Aquidauana e em Campo Grande(capital do Estado) pelas mulheres, no mercado indígena ou na porta das casas.


Os homens das aldeias também trabalham fora da aldeia contratados por fazendeiros através do Posto da Funai, para serviços de campo e por serem bons cavaleiros são muito solicitados. Muitos índios prestam serviços fora do município nas uzinas de álcool de Sidrolândia e outros municípios do Estado.


Como artesãos, produzem objetos de cerâmica, colares e brincos, que são vendidos em lojas de artesanato da cidade.


Quanto as suas atividades culturais, podemos destacar a "dança do bate-pau" que é apresentada nas festas comemorativas ao dia do índio ou para visitantes ilustres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário