Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







terça-feira, 13 de julho de 2010

Tema Transversal - Ética

Esta atividade aborda o Tema Transversal Ética, proporcionando a criança noção de respeito, igualdade e justiça, atuação colaborativa nas relações pessoais e sociais, participação na construção coletiva de regras e capacidade de comunicação, expressão e relacionamento.

OBJETIVOS:
Dar a criança condições de entender como funciona uma eleição de representantes no Brasil e de reconhecer a responsabilidade de qualquer cargo representativo.

1º Passo:
Explique para as crianças o que é um representante de classe, suas funções e responsabilidades: ser o porta-voz das sugestões dos alunos, por exemplo. Explique também por que é importante que este seja escolhido diretamente por aqueles a quem deverá representar. Pergunte as crianças quais são as qualidades que um bom representante deve possuir. Em seguida peça que as crianças façam a indicação dos candidatos. Os candidatos devem apresentar uma "plataforma política", ou seja, apresentar as idéias e sugestões que achem que serão boas para a classe e para a escola.

2º Passo:
Divida a classe em grupos e dê a cada um a missão de procurar saber tudo o que for possível sobre a organização de uma eleição: 1 - Como se faz o cadastramento de eleitores; 2 - Como os candidatos divulgam sua "plataforma política"; 3 - Como são as cédulas e urnas; 4 - Como se organiza o dia da eleição; 5 - Como é feita a apuração dos votos (escrutínio).

3º Passo:
Com as crianças já bem informadas, os grupos deverão organizar a eleição do representante da classe. Cada grupo fará sua parte: cadastramento eleitoral(lista dos alunos da classe, com lugar para assinar o nome); confecção de urna e cédula; organização dos "comícios" para a apresentação dos candidatos e suas "plataformas políticas"; preparar a sala de votação, escolhendo os alunos para mesário,etc; organizar a equipe que fará a contagem dos votos e divulgação do candidato vitorioso.

Proponho que o(a) professor(a) organize com os alunos um cronograma para a execução das tarefas, utilizando 1h/a por semana até que toda a atividade seja concluida.

O professor poderá utilizar para a fundamentação teórica dos alunos o Texto: É tempo de eleição postado nesse blog e para a sua própria fundamentação sugerimos os seguintes sites
www.tre-sp.gov.br; www.wikipedia.org;

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