Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







domingo, 11 de julho de 2010

É tempo de eleição.

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: História
ANO: 4º Ano do Ensino Fundamental
TEMPO: 4 h/a
CONTEÚDO: Como o Brasil é governado.
OBJETIVOS:
  • Considerar o voto como manifestação da vontade popular;
  • Reconhecer a importância do voto e das eleições para o funcionamento do regime democrático.
TEXTO:
Atualmente, no Brasil, temos três tipos de eleições: municipais, estaduais e nacionais. Na eleição municipal, a população de cada município elege o prefeito e os vereadores. Na eleição estadual, a população de cada estado elege o governador e os deputados estaduais. E na eleição nacional, a população brasileira elege o presidente da República, os senadores e os deputados federais.
No nosso país os governantes são eleitos a cada quatro anos.
Dia de eleição é a festa da democracia. É um dia especial em que os cidadãos são chamados a exercer seu direito democrático de escolher os governantes.
No Brasil, o voto é obrigatório. Todos os cidadãos, mulheres e homens, de 18 a 70 anos, têm que tirar o título de eleitor e comparecer para votar nos dias de eleição. Para quem tem entre 16 e 18 anos ou mais de 70 anos e para os analfabetos o voto é opcional, ou seja, essas pessoas votam se quiserem. Existem países em que o voto não é obrigatório, é livre: as pessoas têm o direito de votar, mas não é obrigado a fazê-lo.
Nas eleições, os partidos políticos apresentam suas propostas de governo e seus candidatos. Os eleitores escolhem em quem votar, segundo sua preferência pelas propostas e pelos candidatos. Escolhem entre os partidos os candidatos que parecem melhor atender as suas necessidades e aos seus interesses.
Os eleitores que não votam perdem a oportunidade de escolher os candidatos que julgam ser os melhores. Deixam de participar da escolha dos governantes e de dizer, por meio do voto, o que querem que seja feito no governo.
A democracia é o "governo do povo". O povo precisa votar e escolher quem vai governar e como deverá ser esse governo.
DESENVOLVIMENTO:
Converse com a turma sobre o que sabem a respeito das Eleições que acontecem no nosso país a cada 2 anos. Em seguida apresente o texto aos alunos e comente o conteúdo do texto e aproveite para falar sobre as eleições que ocorrerá em outubro deste ano.
Proponha para os alunos algumas questões sobre o texto:
1 - O que acontece durante as eleições:
a) Municipais.
b) Estaduais.
c) Nacionais.
2 - Por que o dia da eleição é especial?
3 - No Brasil, quem deve votar obrigatoriamente?
4 - O que os eleitores devem fazer no dia da eleição?
5 - O que acontece com os eleitores que não votam?
Proponha para os alunos se reunam em grupo para pesquisar os seguintes dados:
1 - A escola funciona como local de votação.
2 - Listar alguns partidos políticos.
3 - Este ano a eleição estará elegendo quais governantes.
4 - Quando ocorrerá a próxima eleição em nosso país.
Proponha a simulação de uma eleição na classe. Os alunos deverão registrar no caderno como foi a experiência da eleição realizada na classe. Depois todos poderão compartilhar o que escreveu.
AVALIAÇÃO:
Considere a participação de cada aluno, nos momentos individuais e coletivos. Considere o resultado das atividades propostas, o nível de interesse e envolvimento nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário