Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vamos jogar? Geografia/4º Ano

Jogos podem ajudar o professor a desenvolver conteúdos de Geografia com as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa atividade lúdica, além de tornarem a aprendizagem mais interessante, permite atingir objetivos mais amplos, como a socialização da criança e o desenvolvimento de seu senso de observação, entre outros. Aqui vai uma sugestão:

Dominó Estados e Capitais

Construa com as crianças um dominó usando papelão ou papel cartão da seguinte forma:
1 - Desenhe com régua em folha sulfite 27 retângulos com 10 cm de comprimento por 5 cm de largura. Faça a divisão do retângulo ao meio como em uma peça de dominó convencional.

2 - Com os retângulos prontos, proponha que as crianças escrevam o nome dos Estados em um dos lados do dominó. Em seguida, no lado do dominó que ficou em branco escrever o nome das capitais. Não esqueça de informar as crianças que elas não devem escrever o nome da capital na mesma peça onde esta o Estado correspondente.

3 - Proponha que as crianças recortem os retângulos (dominós já prontos) e cole no papel cartão ou papelão. Recorte novamente os retângulos e esta pronto seu Dominó.

As crianças poderão brincar em grupos de até 4 pessoas. Inicialmente permita que as crianças consultem o mapa do Brasil, com o tempo ele não será mais necessário por que as crianças já terão memorizado os estados e suas respectivas capitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário