Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







terça-feira, 20 de julho de 2010

Projeto - Tema Transversal: Meio Ambiente

Tema: Depende de nós a preservação do Meio Ambiente

Público Alvo: Alunos 4º e 5º Ano

Tempo Previsto: 4 h/a

Objetivos:
  • perceber a necessidade de proteção do meio ambiente;

  • participar na resolução de problemas ambientais;

  • valorizar o uso adequado dos recursos naturais;

  • perceber a ligação existente entre qualidade de vida e ambiente sustentável

Justificativa:
Acreditamos que a formação de atitudes de preservação ambiental é parte do exercício pleno de cidadania, pois uma conduta antiecológica é incompatível com a consciência cidadã. Sendo assim, optamos por tratar esse tema em separado pela importância da preservação dos recursos naturais para a sobrevivência desta e das futuras gerações.

Metodologia:

  • Leitura e compreensão do texto;

  • Pesquisa bibli0gráfica;

  • Resolução de questões;

  • Elaboração de painel.
Material necessário: Aparelho de som, CD, Letra da música: Depende de nós(Ivan Lins), Texto: Nós e o Meio Ambiente, papel manilha, pincel atômico, tesoura, cola, livros, papel sulfite, fita adesiva, etc.

1º Passo: Ouvir com os alunos a Música: Depende de nós (Ivan Lins), conversar com os alunos sobre a música e introduzir o tema do projeto.

2º Passo:
Dividir a classe em grupos e distribuir o Texto: Nós e o Meio Ambiente. Ler e explicar o que for necessário. Em seguida propor que os alunos respondam as seguintes questões:
a) Destaque os elementos da natureza sem os quais não haveria vida no nosso planeta.

b) Destaque as atitudes humanas que causam a destruição do meio ambiente.

c) Destaque as medidas que vem sendo tomadas para conciliar o progresso com a preservação do meio ambiente.

d) As cidades possuem muitos problemas ambientais. Destaque quais são esses problemas.

e) O que é necessário para que os problemas ambientais sejam resolvidos?

3º Passo: Propor que os alunos, em grupo, façam uma pesquisa bibliográfica sobre os problemas ambientais causados pelo homem relacionados: ao solo, a água, ao ar, as plantas. Cada grupo deverá pesquisar sobre um elemento.

4º Passo: Novamente em grupo, os alunos deverão expor a pesquisa feita em um painel organizado junto com a(o) professor(a) . Nesse painel poderá expor a letra da música: Depende de nós, fotos, textos, poesias, em fim, todo o material que conseguiram através da pesquisa.

5º Passo: Proponha que os alunos listem as atitudes ambientalmente corretas que eles podem tomar para contribuir com a preservação do meio ambiente. Essa lista poderá fazer parte do painel.

Avaliação:
Deverá ser avaliado a participação, o interesse, as resposta dadas as questões, o grau de envolvimento nas atividades do projeto... Uma auto avaliação seria interessante. Propor que os alunos falem sobre o que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto.

Texto sugerido: Nós e o Meio Ambiente

O homem faz parte do meio ambiente em que vive e dele depende para sobreviver. Sem a água, o ar, o solo, e a energia solar não haveria vida. O homem também influi no meio ambiente. Essa influência aumentou muito depois da Revolução Industrial. As novas tecnologias possibilitaram, progressivamente, melhores condições de vida: nossas casas são mais confortáveis e seguras; os eletrodomésticos facilitaram as tarefas do lar; os transportes são mais variados e velozes; os meios de comunicação nos colocam em contato com o mundo inteiro; medicamentos e medidas preventivas permitem a cura e a eliminação das doenças.

Por outro lado, o progresso acarretou dificuldades. Alguns minérios, como o petróleo, já dão sinais de esgotamento. A expansão das indústrias e o crescimento das cidades levam ao aumento da poluição do ar ( causada pela fumaça de veículos e fábricas, principalmente). A água também é poluida por esgoto residenciais e industriais e, ainda por pesticidas e fertilizantes carregados pela chuva. Além disso, também se contamina o solo, afetado por pesticidas e outros poluentes. Porém, o principal problema do solo consiste na derrubada de florestas e na destruição da cobertura vegetal. O que favorece a erosão, o aumento de áreas desérticas e diminui a fertilidade do solo.

Ocorre que, para viver, necessitamos tanto do progresso como dos recursos naturais. Precisamos do oxigênio, das plantas, dos animais, e também dos produtos das indústrias: máquinas, equipamentos, alimentos industrializados. Como conciliar essas necessidades?

Muitos programas ambientais estão sendo colocados em prática no mundo inteiro. Alguns países já adotaram uma série de medidas antipoluidoras: filtros para as chaminés das fabricas, controle dos poluentes emitidos por escapamentos de veículos, programas de educação e conscientização, projetos de reflorestamento em grande escala, reciclagem de lixo, etc.

Com relação as poluições urbanas, ainda são muitos os problemas a enfrentar: o crescimento não-planejado das cidades, a falta de áreas verdes, grandes aglomerações humanas, o excesso de lixo, a poluição sonora, visual e a fumaça. O planejamento urbano e uma política ambiental são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida.

A capacidade de regeneração da natureza é muito grande, mas ainda há muito o que se fazer pelo meio ambiente. No planeta todo e não apenas em uma cidade, em um estado ou em um país. Se poucas nações se mobilizarem, os problemas não serão solucionados. É necessário a cooperação de todos os países do mundo. E que cada um de nós se conscientize da sua responsabilidade nesse processo.

Baseado no Texto: Dia Internacional do Meio Ambiente (Maria Radespiel)

Letra da Música: Depende de Nós (Ivan Lins)

Depende de nós

quem já foi

ou ainda é criança

que acredita

ou tem esperança

quem faz tudo

pr'um mundo melhor

Depende de nós

que o circo

esteja armado

que o palhaço

esteja engraçado

que o riso esteja no ar

sem que a gente

precise sonhar...

que os ventos

cantem nos galhos

que as folhas

bebam orvalhos

que o sol descortine

mais as manhãs...

Depende de nós

se o mundo

ainda tem jeito

apesar do que

o homem tem feito

se a vida sobreviverá...

Obs.: Sugiro que o(a) professor(a) prepare um texto sobre a Revolução Industrial, o fato de ter sido citada no texto: Eu e o Meio Ambiente, pode despertar a curiosidade dos alunos. Também será necessário selecionar na biblioteca da escola os livros que serão utilizados pelos alunos. Sugiro ainda que informe para os alunos alguns sites que poderão ser utilizados para a pesquisa.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário