- ser capaz de estimular seus alunos com propostas desafiadoras, questionadoras, que estimule o aluno a buscar outros conhecimentos, pesquisar, encontrar soluções e formular novos problemas;
- ser dinâmico, sua aulas devem ser momentos para exercitar, no aluno a nele próprio, a capacidade de raciocínio, de argumentação de forma clara e objetiva, de chegada a um comum acordo e obtenção de ação construtiva.
- valorizar a participação do aluno e criar condições para que ele construa um conhecimento crítico sobre o mundo;
- enfatizar o diálogo e as atividades cooperativas que estimulem a criação e o uso de múltiplas formas de expressão;
- encaminhar seu trabalho para formar alunos críticos e éticos, valorizando sempre a ação, a reflexão e a tomada de consciência.
Para atender a todos esses requisitos, o professor precisa estar disposto a aprender e muito preocupado com a forma como ensina e a maneira como seus alunos aprendem.
Isso exige segurança e firmeza do professor no que se refere a seus conhecimentos e sua competência profissional para que possa ter força moral para coordenar as atividades da classe.
Educar é uma atividade humana formadora. O professor não deve estar alheio a formação ética dos alunos. É necessário que haja coerência entre o falar e o agir. Somos educadores e exemplos de tolerância, aceitação do outro, respeito, justiça e democracia.
O caminho a ser seguido pelo professor exige grande responsabilidade para com a formação de pessoas melhores. É bom ressaltar que essa responsabilidade cabe primeiramente a família; e depois a escola e a toda sociedade.
"Devemos pensar num novo professor, mediador do conhecimento, sensível e crítico, aprendiz permanentemente e organizador do trabalho na escola, um orientador, um cooperador, curioso e, sobretudo, um construtor de sentido". (Paulo Freire)
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