Pense nisso...

"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Nelson Mandela)







sábado, 17 de julho de 2010

O que esperam de nós professores?

A sociedade espera dos professores um comprometimento para com a formação de um aluno capaz de assumir-se com ser social e histórico, transformador e criador. Por isso, a função de professor não deverá mais ser vista como a de informador e reprodutor do conhecimento, passará a ser a de mediador e orientador.
Para tanto o professor deverá:
  • ser capaz de estimular seus alunos com propostas desafiadoras, questionadoras, que estimule o aluno a buscar outros conhecimentos, pesquisar, encontrar soluções e formular novos problemas;
  • ser dinâmico, sua aulas devem ser momentos para exercitar, no aluno a nele próprio, a capacidade de raciocínio, de argumentação de forma clara e objetiva, de chegada a um comum acordo e obtenção de ação construtiva.
  • valorizar a participação do aluno e criar condições para que ele construa um conhecimento crítico sobre o mundo;
  • enfatizar o diálogo e as atividades cooperativas que estimulem a criação e o uso de múltiplas formas de expressão;
  • encaminhar seu trabalho para formar alunos críticos e éticos, valorizando sempre a ação, a reflexão e a tomada de consciência.

Para atender a todos esses requisitos, o professor precisa estar disposto a aprender e muito preocupado com a forma como ensina e a maneira como seus alunos aprendem.

Isso exige segurança e firmeza do professor no que se refere a seus conhecimentos e sua competência profissional para que possa ter força moral para coordenar as atividades da classe.

Educar é uma atividade humana formadora. O professor não deve estar alheio a formação ética dos alunos. É necessário que haja coerência entre o falar e o agir. Somos educadores e exemplos de tolerância, aceitação do outro, respeito, justiça e democracia.

O caminho a ser seguido pelo professor exige grande responsabilidade para com a formação de pessoas melhores. É bom ressaltar que essa responsabilidade cabe primeiramente a família; e depois a escola e a toda sociedade.

"Devemos pensar num novo professor, mediador do conhecimento, sensível e crítico, aprendiz permanentemente e organizador do trabalho na escola, um orientador, um cooperador, curioso e, sobretudo, um construtor de sentido". (Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário